top of page

Principal parceria

          O LETRA (Laboratório de Estudos dos Transtornos de Aprendizagem) é um ambulatório para avaliação interdisciplinar dos quadros de queixas de baixo desempenho acadêmico. Suas atividades foram iniciadas em 2009 e desde então, atende crianças e adolescentes provenientes de Belo Horizonte e todo estado de Minas Gerais.

      As idealizadoras do ambulatório foram as professoras Cláudia Machado Siqueira (Neuropediatra e professora do Departamento de Pediatria da UFMG), Dra. Luciana Mendonça Alves (Fonoaudióloga, Dep. Fonoaudiologia da UFMG) e Maria do Carmo Mangelli Ferreira. Esta iniciativa surgiu devido à necessidade de existir um ambulatório de diagnóstico multidisciplinar para os Transtornos de Aprendizagem que atendesse às demandas das crianças/adolescentes e suas famílias no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

   

Funcionamento

      O LETRA funciona no Ambulatório São Vicente do Hospital das Clínicas (HC-UFMG), na Alameda Vereador Álvaro Celso, 271 - Santa Efigênia, toda terça-feira, de 08:00h às 11:30h.

       Suas atividades incluem avaliações neuropediátricas, fonoaudiológicas, psicológicas e com terapeuta ocupacional, diagnóstico e orientações para os casos de crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos, com queixas de mau desempenho escolar. Além disso, realiza ações de promoção de informações sobre as causas, a identificação e o tratamento dos transtornos de aprendizagem, junto a diversos públicos.

Agendamento

         As marcações para avaliação multiprofissional são feitas presencialmente, às terças, no ambulatório São Vicente, até as 10:30hs. Atualmente o Laboratório está recebendo apenas crianças/adolescentes procedentes do Hospital das Clínicas. Ou seja, para realização do agendamento a criança deve possuir cartão do HC.

           Em razão do contexto pandêmico de COVID-19, o LETRA está com a agenda temporariamente fechada.

Equipe LETRA

Equipe.jpg

Luciana Mendonça (Fonoaudióloga), Cláudia Machado (Pediatra), Juliana Flores (Terapeuta Ocupacional), Maria do Carmo Mangelli (Psicóloga Clínica), Juliana França (Fonoaudióloga) e Débora Lodi (Fonoaudióloga)

bottom of page