Letramento para todos: programa de capacitação sobre leitura, aprendizagem e seus transtornos

   

O que é o letramento?

     É o ato de ensinar a ler e a escrever dentro de um contexto, e fazer com que as atividades de leitura e de escrita façam parte do dia a dia das pessoas.

   De acordo com a Professora Magda Soares, esse conceito envolve muito mais do que a alfabetização:

     "O letramento é imprescindível na vida das pessoas. O indivíduo letrado consegue fazer uso da linguagem escrita e, por isso, participa de práticas sociais que a envolvem. As crianças que já folheiam livros, brincam de escrever e ouvem as histórias que lhe são lidas estão rodeadas de material escrito e são capazes de perceber seu uso e sua função – estão, portanto, inseridas no mundo do letramento."

Quais são os tipos de letramento?

    Há diferentes tipos de letramento – e novas forma sempre irão surgir –, pois estão situados na história e acompanham às mudanças tecnológicas, sociais, políticas, econômicas e culturais de uma sociedade. 

   O letramento digital, por exemplo, é um conceito novo e sofisticado, em que o indivíduo tem a capacidade de responder adequadamente às demandas sociais que envolvem a utilização dos recursos tecnológicos e da escrita no meio digital. Segundo Josué Carmo, é a capacidade de manusear naturalmente com agilidade as regras da comunicação em ambiente digital.

Referências

  1. SOARES, Magda. Diário na escola. ago./2003.

  2. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autentica, 1999.

  3. CARMO, Josué. O letramento digital e a inclusão social. Disponível em: http://paginas.terra.com.br/educacao/josue/.

Entre em contato com a gente

Purple - Gradiente azul
  • Branca Ícone Instagram
Purple - Gradiente azul
  • White Facebook Icon

Nos encontre no Facebook

Nos siga no Instagram