top of page

Mesmo nesta fase – em que as crianças ainda estão aprendendo a falar – a leitura é uma atividade muito importante, pois amplia o vocabulário, estimula a imaginação e já desperta o gosto por esse tipo de prática. Uma leitura rica em emoção e expressividade promove um momento de lazer para todos!

 

Como fazer: As histórias devem ser simples e curtas, e os livros devem ser feitos de materiais seguros, como papel mais grosso, tecido, EVA, plástico, etc. Quanto mais ricos forem os sons, as ilustrações e as texturas associados às histórias, mais diversificado será o tipo de estímulo apresentado.

0 a 3 anos

     As crianças nesta faixa etária já começam a associar as letras aos seus sons e também a reconhecer algumas palavras. É muito importante ler para elas (com frequência!) para que se familiarizem cada vez mais com o sistema da escrita, assim poderá ser despertado o verdadeiro interesse autônomo pelos livros! O vocabulário, a sintaxe e a imaginação devem ser continuamente estimulados.

 

Como fazer: A leitura de fábulas e de contos de fadas são fontes riquíssimas de aprendizagem e de verdadeiras lições de vida!  Leia com as crianças de forma que elas possam ir seguindo e dê preferência para livros que apresentem palavras e estruturas simples que se repitam – isto as fará memorizar e internalizar novas palavras.

Pré-escolar
  (4-5 Anos) 
Alfabetização
(6-7 anos)

     O processo de alfabetização é um período extremamente propício para se explorar a leitura, pois é o momento em que a criança está na fase do encantamento pelas letras. Aqui já se pode começar a inverter os papéis, pedindo que as crianças comecem, aos poucos, a ler para os adultos, ou para outras crianças.

 

Como fazer: Alterne entre ler para a criança e deixá-la ler. Vá estimulando a autonomia paulatinamente, sem deixar de ler para ela. Os livros podem ir crescendo em tamanho das histórias  e em complexidade de estruturas e palavras, sem, no entanto, deixar de apresentar-se atrativos  e com gravuras.

8 a 10 anos

     A criança começa a ler livros com maior complexidade e o nível de dificuldade aumenta, demandando da criança uma maior atenção no que está sendo lido. A quantidade de figuras diminui para exigir da criança maior imaginação em relação ao que está sendo lido.

 

Como fazer: Ofereça à criança livros com mais escrito do que figuras, assim ela terá que forçar a imaginação e criar as imagens por si mesma. O aumento da quantidade de texto ajuda a criança a se acostumar  com outros estilos de leitura.

Pré-adolescência
(11-13 anos)

     Nesta faixa etária é interessante identificar o que a criança mais gosta de ler, isto para que a leitura não se torne cansativa, e a criança acabe se desinteressando. Escolha livros com o vocabulário um pouco mais complexo, para que a criança tenha conhecimento de novas palavras.

 

Como fazer: Procure deixá-la ler sozinha, evite oferecer livros muito infantis, a criança já está na pré-adolescência e isso deve ser evitado.

Adolescência

 O nível de dificuldade da leitura aumenta, ofereça livros que exijam maior interpretação do que está sendo lido e que tenham temas diversificados, afinal o adolescente está vivendo um momento de descobertas próprias. Ofereça também a leitura de materiais cada vez mais complexos e em mídias diversificadas, como revistas físicas ou online, e-books, sites de pesquisa, dentre vários outros!

 

Como fazer: Mude o estilo dos livros! É um momento de mais difícil aceitação, procure não forçar, mas faça o possível para que ele não perca o interesse pela leitura.

bottom of page